eduardo okamoto
eduardo okamoto
Ator formado pela Universidade Estadual de Campinas, onde leciona. Apresentou no Brasil e no exterior: Espanha, Suíça, Alemanha, Marrocos, Kosovo, Escócia e Polônia.

Agora e na hora de nossa hora
Now and at the time of our turn

2006 | teatro • theatre | actor • actor

 

Pedrinha é um sobrevivente da Chacina da Candelária: escondido sobre a banca de jornal, ele assistiu ao assassinato de oito meninos de rua. Ao narrar os acontecimentos da madrugada, Pedrinha revela uma sociedade que nega a vida desses meninos até a morte!

Ainda que encene um acontecimento histórico, o espetáculo não se restringe ao documentário. A pesquisa incluiu a observação de meninos de rua em Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo e a inspiração em “Macário”, conto de Juan Rulfo.

O espetáculo recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor Interpretação Masculina, no Festival Internacional de Expressão Corporal, Teatro e Dança de Agadir (2008), no Marrocos.

O espetáculo foi apresentado no Brasil, Espanha, Suíça, Marrocos, Kosovo, Escócia e Polônia.

Pedrinha is a survivor of Candelária child massacre, one of the worst mass shootings in Brazil’s history: eight children sleeping rough on the street were killed in Rio de Janeiro. Hidden in a newsstand he witnessed the murder of eight boys. As he narrates what happened during that night, Pedrinha uncovers a society that profoundly denies its homeless kids even after their death!

Although it deals with a historical event, the play isn’t restricted to a documentary. The research included the observation of homeless children in Campinas, Rio de Janeiro and São Paulo. It also included the influence of a tale called “Mácario”, by Juan Rulfo.

The play has been performed in Brazil, Spain, Switzerland, Morocco, Kosovo, Scotland and Poland.

 
 

Ficha técnica | Credits

 

Dramaturgia Playwright
Eduardo Okamoto

Atuação Cast
Eduardo Okamoto

Direção Director
Verônica Fabrini

Assitência de direção Assistant Director
Alice Possani

Pesquisa e execução musical Music Researcher and Musician
Pol Pi

Música Soundtrack
“Bachianas Brasileiras no 5”, Heitor Villa Lobos

Treinamento de ator Acting Training
LUME Teatro

Iluminação Lighting Designer
Marcelo Lazzaratto

Fotografia Photographers
João Roberto Simione e Jordana Baralle

Orientação Supervision
Suzi Frankl Sperber e Renato Ferracini

Produção executiva Executive Producer
Mariella Siqueira

Direção de Produção Production Manager
Daniele Sampaio | SIM! Cultura

Duração Running Time
60 min.

 

Críticas | Review

“É uma performance perturbadora e profundamente afetiva.”

“It is a disturbing and deeply affecting performance.”

Alistair Smith | The Stage (UK)


“Formidabile interpretazione del giovane attore Eduardo Okamoto, che con la sua fisicità riesce ad appoggiarsi all ´incompresione linguística per far passare le emozioi piú profonde ”

“Formidable performance by young actor Eduardo Okamoto, whose physicality is able to rely itself on a sort of linguistic misunderstanding so as to let the deepest emotions come through.”

Erik Bernsaconi | El Corrieri del Ticino (Suíça / Switzerland)


“Uma fábula sobre infância abandonada.”

“A tale about an abandoned childhood”

Beth Néspoli | O Estado de São Paulo


“Uma montagem capacitada para mudar o mundo.”

“A production able to change the world”

Sérgio Sálvia Coelho | Folha de São Paulo


“Uno de los espectáculos más destacados del Festival Internacional de Teatro de Santiago de Compostela.”

“One of the most outstanding performances in Santiago de Compostela International Theatre Festival”

Alexis Fálcon | La Voz da Galícia (Espanha / Spain)


“A Ilustrada escolhe: ‘Agora e na Hora de Nossa Hora’. Eduardo Okamoto comunica a dor e o desassombro dos meninos nos becos da vida.”

“Eduardo Okamoto conveys the pain and dismay of the boys in the alleys of life”.

Valmir Santos | Folha de São Paulo


“Um personagem único, que desperta um misto de medo e compaixão.”

“A unique character, who awakens a mixture of fear and compassion."

Carlota Cafieiro | Correio Popular