animação

“Recusa” no Festival Ruínas Circulares

Espetáculo da Cia Teatro Balagan encerra edição 2013 do Festival Ruínas Circulares, em Uberlândia (Minas Gerais).

 

Eduardo Okamoto, que é ator-convidado do espetáculo, já se apresentou no evento em 2011, quando apresentou o solo “Eldorado” e ministrou a oficina “Dramaturgia do Corpo”.  

 

recusa_10

 

“Recusa” é narrado, cantado, por dois olhares e seus múltiplos: dois índios Piripkura; dois heróis ameríndios, Pud e Pudleré, criadores dos seres; um padre que foi engolido por uma onça que resolveu morar dentro de um lugar inesperado; um fazendeiro que matou um índio e o mesmo índio que o matou, por uma cantora que se perde na mata, por Macunaíma e seu irmão, os heróis dos Taurepang, e outros tantos.

 

O projeto nasce em 2009 quando atores, diretora, dramaturgo, preparadora corporal e cenógrafo, instigados pela notícia “Funai recorre à Procuradoria para proteger área de 2 índios isolados”, deram início a um diálogo com antropólogos e estudiosos da cultura ameríndia, com o desejo de desenvolver um processo criativo a partir desse universo. Publicada nos jornais em 2008, a notícia mencionava o aparecimento de dois índios Piripkura, etnia considerada extinta há mais de 20 anos. Durante todo o processo de criação a Cia Teatro Balagan, através dos Estudos Cênicos – composições cênicas elaboradas a partir de narrativas míticas ameríndias, estudos etnográficos, discursos políticos sobre as condições de terras ocupadas por povos indígenas, obras literárias, cantos e poesia ameríndia – tornou público, na Casa Balagan, o resultado da sua investigação. Recusa, mergulha na cosmovisão ameríndia, nas relações de encontro, estranhamento, trocas e negociações estabelecidas entre esses diversos seres, mundos e a cultura branca.

 

O espetáculo estreou em 04 de outubro de 2012 inaugurando a programação teatral da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

 

“Recusa” no Festiva Ruínas Circulares 
04 de setembro de 2013, às 20h 
Teatro Municipal de Uberlândia 
Endereço: Av. Rondon Pacheco, S/N, Bairro Tibery
Informações: http://www.ruinascirculares.com.br

 

 

Envie um comentario