animação

“OE” no SESC Ribeirão Preto

 

OE - Espetáculo inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe. Com Eduardo Okamoto, encenação de Marcio Aurelio e dramaturgia inédita de Cá¡ssio Pires. Crédito: Fernando Stankuns

 

O ator Eduardo Okamoto apresenta no dia 03 de maio o solo “OE” no SESC Ribeirão Preto. O espetáculo, que  envolveu um estágio de Okamoto no Kazuo Ohno Dance Studio, no Japão, é inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, especialmente no livro “Jovens de um novo tempo, despertai!”.

 

Um livro contendo a definição de todas as coisas existentes no mundo. Aí, o legado de um escritor para o seu primogênito com deficiência intelectual. E um sonho: no dia da sua morte, toda a experiência acumulada em si fluiria para o espírito inocente de seu filho.

 

O espetáculo, porém, não dramatiza a ficção do autor nipônico. Experiencia-a. Encontra nela impulso para a abertura de imaginários. A realização de um projeto urgente e impossível – um manual de definições do mundo, da vida e da morte – não é lido como o empreendimento pedagógico de um pai. Anuncia o processo em que cada um confere sentido às vivências. A tarefa enciclopédica de uma única pessoa esconde um enigma aberto a todos: o pai ensina o filho, mas é também um outro filho clamando explicações a um pai perdido.

 

Assim, a narrativa parte de circunstâncias singulares (um indivíduo e seu filho deficiente), mas não se encerra em particularidades. A expressão da singularidade de um ser humano relaciona-se a enfrentamentos coletivos. Ou, dizendo de um outro modo, a delimitação da vida de um homem também esbarra nos limites do humano. Ou ainda: uma imagem do mundo revela também os nossos limites para sonhá-lo de outras maneiras.

 

Ficha Técnica:
Espetáculo inspirado na obra de Kenzaburo Oe

Encenação e iluminação: Marcio Aurelio
Dramaturgia: Cássio Pires
Atuação: Eduardo Okamoto
Assistência de direção: Lígia Pereira
Assistência de iluminação: Silviane Ticher
Orientação corporal: Ciça Ohno
Figurino e Cenografia: Marcio Aurelio
Assistente de Figurino e Cenografia: Maurício Schneider
Fotografia: Fernando Stankuns
Registro em vídeo: Bruno Jorge | João de Barro Produção Independete
Design gráfico: LuOrvat Design
Orientação pedagógica do projeto: Suzi Frankl Sperber
Coordenação Técnica: Silvio Fávaro
Assistência de produção: Mariella Siqueira
Direção de produção: Daniele Sampaio | SIM! Cultura

 

Serviço: “OE”, no SESC Ribeirão Preto
Data: 03 de maio
Horário: 20h30
Local: SESC Ribeirão Preto – Rua Tibiriça, 50, Centro – Ribeirão Preto | CEP: 14010-090
Ingressos: R$5,00 – R$17
Mais informações: 16 3977-4477 ou clique aqui.

Envie um comentario