animação

O que nós vemos na Polônia: Auschwitz e Cracóvia

 

Auschwitz: o retrato do horror. 

 

Depois da apresentação de “Agora e na Hora de Nossa Hora” no 14. Międzynarodowy Festiwal TEATROMANIA, na Polônia, tivemos um dia livre. Nesta ocasião, além de continuar acompanhando as atividades do festival, aproveitamos para conhecer duas localidades: o campo de concentração de Auschwitz e a cidade de Cracóvia – ambos localizados a poucos quilômetros de Bytom, onde acontece o evento.   

 

Auschwitz mantém quase intacto o local que, anos atrás, serviu como um dos instrumentos de um dos maiores horrores da história da humanidade –  o Holocausto. O complexo Auschwitz-Birkenau foi um dos maiores campos de concentração criados por nazistas para a seleção de judeus para trabalhos forçados e seu extermínio.

 

Hoje, o local é mantido como um museu com visitas guiadas. O ingresso é gratuito para aqueles que não desejarem o acompanhamento de guias. Porém, não acho que a visita sem o acompanhamento valha tanto a pena: os guias são muitíssimo bem instruídos, sabedores não só de dados e histórias espantosas dos campos de concentração, mas também bem informados acerca da História mesmo. Os visitantes são divididos em grupos de acordo com o idioma que escolhem para a visitação.

 

Nossa estada, ali, durou cerca de 3h30. Uma experiência para não esquecer nunca mais. O lugar dá vertigens (quando vemos a imensidão do campo, por exemplo). Mais de uma vez tive vontade de chorar (quando vi sapatos de crianças pequenas deportadas para o campo) ou enjoos (quando vi um amontoado de cabelos, retirados de judeus recém mortos em câmaras de gás, que serviriam à industria têxtil alemã). Impossível descrever a sensação de entrar numa câmara de gás ou nos locais para dormitórios ou cuidados íntimos com latrinas e lavatórios      

 

Cracóvia: o antigo e o novo. 

 

Na Cracóvia, experiência oposta: uma das mais belas cidades da Europa. Uma cidade medieval, datada do século VIII. Ali, um lindo centro histórico, tombado pela UNESCO como patrimônio mundial, onde há até mesmo um grande castelo. Incrível!    

Comentarios

2 Respostas para “O que nós vemos na Polônia: Auschwitz e Cracóvia”

  1. A Cracóvia é realmente a cidade mais bonita de toda a europa. É incrível como nos surpreende, principalmente nós brasileiros, que não temos muita informação sobre toda a Europa, e acabamos nos lembrando só de histórias passadas de guerras. A Polônia hoje é um país muito rico, bonito e desenvolvido.

Envie um comentario