animação

Daniele Sampaio participa do projeto TeatroSolo

 

Projeto reúne o artista Matías Umpierrez (Argentina), seu coordenador e diretor,  e Daniele Sampaio (Brasil), como coordenadora de produção.

 

TeatroSOLO é um projeto do artista argentino Matías Umpierrez que reúne intervenções teatrais desenvolvidas em locais específicos da cidade, construídas para serem assistidas por um espectador por vez. Neste programa na Oficina Cultural Oswald de Andrade, os artistas residentes serão dirigidos por Matías e participarão da criação das cenas individuais, cujos textos serão produzidos pelo artista argentino após seleção dos candidatos e definição dos locais das ações.

 

Além dos atores, também serão selecionados residentes de produção, que acompanharão todo o processo de montagem, fomentando a formação de agentes da cultura – o projeto priorizará a seleção de atores que produzem seu próprio trabalho, além de jovens produtores e estudantes interessados no intercâmbio cultural-artístico, na vivência prática das diferentes etapas da produção de um projeto cultural e na relação entre o processo de criação e a sua gestão.

 

O projeto acontece entre os dias 28 de julho e  20de agostos, com apresentações a partir de  15 de agosto.

 

Residência de atores
Público: atores, a partir de 18 anos, com disponibilidade de tempo integral durante o projeto
Importante: TeatroSOLO é uma experiência que exige condições extremas dos atores, que precisarão ter disponibilidade para fazer apresentações durante 7 horas diárias, 2 vezes por semana, durante 6 semanas, além das três semanas de ensaios com carga horária intensiva.
Inscrições: 10 a 24/4
Pré-seleção: currículo
Seleção presencial: de 5 a 9/5 (os atores pré-selecionados deverão apresentar um monologo de até 3 minutos)
8 vagas
Para se inscrever, clique aqui.

 

Residência de produtores:
Público: artistas-produtores e estudantes, a partir de 18 anos, com disponibilidade de tempo integral durante três semanas de ensaios e 6 finais de semana de apresentações.
Inscrições: 10 a 30/4
Pré-seleção: currículo
Seleção presencial: de 12 a 16/5 (entrevista)
10 vagas
Para se inscrever, clique aqui.

 

Matías Umpierrez é um artista interdisciplinar argentino que apresenta produções em formatos teatrais, audiovisuais e curatoriais, destacando-se como um dos artistas mais prolíficos de sua geração. Entre suas obras, destacam-se: “Distancia” (obra virtual para teatro, 2013), “TeatroSOLO” (intervenção Site Specific, 2013/2014), “Paisaje” (curta-metragem, 2013), “La tierra de las montañas calmas” (espetáculo teatral, 2010), “4 Mujeres Bailan” (vídeo, 2009), “Gente Favorita” (espetáculo teatral, 2008), “La flauta mágica” (ópera, 2007), “Cuionera Tropical” (performance, 2006) e “Novela” (espetáculo teatral, 2006). Apresentou seus trabalhos em instituições e festivais como Museu MALBA, El Cultural San Martín, Goethe-Institut, MoMA, The Lincoln Center Film Society, Festival Internacional de Buenos Aires, Festival de Cannes e Espacio Pirineos de España, entre outros. Desde 2007 é coordenador da área de teatro do Centro Cultural Rojas, da Universidade de Buenos Aires, onde tem desenvolvido muitos projetos curatoriais promovendo obras de mais de 70 diretores argentinos e estrangeiros. Tem desenvolvido uma ampla carreira como ator no teatro e no cinema. Ministrou master classes no The Lark Theater (Nova York), no Latino International Theater Festival of New York e no MICA (Mercado de Indústrias Culturais Argentinas). Ganhou a Beca Iberescena, menção honrosa de dramaturgia do Fondo Nacional de las Artes e, em 2013, foi destacado pela BGH como um dos 100 argentinos mais inovadores.

 

Daniele Sampaio, bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp, é produtora do ator Eduardo Okamoto desde 2006 e sócia-proprietária da Produtora SIM Cultura. Aprovou diversos projetos em editais culturais e participou de importantes festivais nacionais e internacionais (Suíça, Espanha, Kosovo, Marrocos, Escócia e Polônia). Atualmente, é pesquisadora do Setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro), instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura.

 

*Fonte: http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/detalhe-programacao.php?idprogramacao=3345

Envie um comentario