animação

Curso Fevereiro/Março – Edurado Okamoto

 

DRAMATURGIA DE ATOR E DRAMATURGIA DE AUTOR
Ministrante:
Eduardo Okamoto
Período: 02/02/2015 a 07/02/2015 de segunda a sexta das 18h às 22h, sábado das 14h às 18h.  
Duração: 24h

Local: Rua Carmelito Leme, 186. Vila Santa Isabel, Campinas – SP

Investimento: R$ 500,00

Pagamento em 10 vezes no cartão de crédito

Público alvo: atores, bailarinos, estudantes de artes da cena. 
Vagas: 10

Texto de trabalho: O Armazém Zoológico, de Kenzaburo Oe

 

Sinopse:

O curso propõe uma certa justaposição de narrativas: corporais, vocais e textuais. Para isto, parte-se de uma experiência prática: uma abordagem possível do texto do autor japonês Kenzaburo Oe. Com este trabalho prático, Eduardo Okamoto partilha seus estudos sobre este autor que, em 2015, estarão sintetizados no espetáculo OE.

 

O trabalho envolve a percepção do corpo como narrativa: a experiência tornada corpo. Para isto, parte de uma proposição de treino físico e vocal – entendendo-se o treinamento, aqui, não como a coleção de habilidades ou a busca por incorporar determinados aconselhamentos técnicos, mas como experiência de si. Mais que exercitar o corpo, o treino propõe que se vivencie o próprio corpo.

 

Depois, se estuda a possibilidade desta integridade física do ator viabilizar materiais de criação, sintetizando-os como materiais de jogo e improvisação. 

 

Por fim, encontra-se na literatura cênica, o texto de Kenzabro Oe, novas provocações: a imaginação como experiência corporal. Assim, a potência criativa do corpo é friccionada com uma dramaturgia textual, modificando-se estruturas estudadas anteriormente e provoca novas criações.

 

Para realizar o trabalho, os participantes devem se apresentar para o curso com a leitura do texto O Jardim Zoológico, de Kenzaburo Oe.

 

Eduardo Okamoto é ator, bacharel em Artes Cênicas, Mestre e Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde atualmente é docente. Apresentou espetáculos e atividades formativas em diversos estados brasileiros e no exterior: Espanha, Suíça, Alemanha, Marrocos, Kosovo, Escócia e Polônia. É autor do livro “Hora de Nossa Hora: o menino de rua e o brinquedo circense” (Editora Hucitec, 2007). Em 2009, foi indicado ao Prêmio Shell na categoria de Melhor Ator sua atuação em “Eldorado” (direção de Marcelo Lazzaratto e dramaturgia de Santiago Serrano). Em 2012, foi indicado novamente ao Shell de Melhor Ator por sua atuação no espetáculo “Recusa”, da Cia. Teatro Balagan, com direção de Maria Thais e dramaturgia de Luis Alberto de Abreu. No mesmo ano, recebeu o Prêmio APCA de Melhor Ator por sua atuação neste espetáculo que obteve mais de 11 indicações para importantes premiações no panorama nacional das Artes Cênicas.

 

Processo de Seleção para o curso

Os interessados deverão preencher formulário online até 18/12/2014 e aguardar o resultado da seleção no dia 19/12/2014 para formalizar a inscrição no curso.

 

 

Formas de Pagamento

Após o resultado da seleção, serão divulgadas instruções para pagamento da inscrição, que poderá ser realizado por boleto, débito em conta ou parcelamento em 10 vezes no cartão de crédito.

 

Informações de Local e Contato

Rua Carmelito Leme, 186. Vila Santa Isabel, Campinas – SP

(19) 3365.1822

 

Envie um comentario