animação

“Agora e na Hora de Nossa Hora” no SESC Taubaté

 

eduardo-okamoto-57

 

Solo de Eduardo Okamoto, dirigido por Verônica Fabrini volta à Região do Vale do Paraíba. Sessão acontece às 20h30, no SESC Taubaté. Os ingressos são gratuitos.

 

A rua e nossas mortes cotidianas
“Agora e na Hora de Nossa Hora” é um espetáculo sobre meninos de rua, especialmente sobre a Chacina da Candelária, quando, em 1993, oito meninos de rua foram assassinados por policiais, no Rio de Janeiro. Na obra, o fato histórico é apresentado como modelo revelador de uma condita social: os policiais apertam disparam tiros, mas há uma sociedade conivente e socialmente excludente que pressiona policiais,  o braço armado do Estado, a assassinar gente pobre. No momento em que são debatidas as condições em que um menino de dez anos foi morto por policiais militares de São Paulo, é, portanto, bastante oportuna a apresentação do espetáculo.

Para criar “Agora e na Hora de Nossa Hora”, Eduardo Okamoto interagiu com meninos de rua em oficinas de circo do “Projeto Gepeto”, da ONG Acadec, em Campinas. Não só. Também realizou pesquisas de campo nas ruas de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O seu trabalho primeiro foi o de realizar uma espécie síntese etnográfica: modos de agir dos meninos de rua.

A  dramaturgia final do espetáculo foi criada a partir da combinação destes materiais documentais (as pesquisas de campo e o estudo da Chacina da Candelária) com trechos retirados de “Macário”, conto do escritor Juan Rulfo.

 

Vale do Paraíba
Não é a primeira vez que Eduardo Okamoto se apresenta no vale do Paraíba. O ator mantém relações constantes com seus cidadãos e com a sua comunidade de artistas.

O solo “Eldorado” já foi apresentado no SESC São José dos Campos, no SESI da mesma cidade (durante o Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba -Festivale) e na abertura do Festival de Teatro de Taubaté. “Agora e na Hora de Nossa Hora” já se apresentou no SESC São José dos Campos e no Festivale. “Recusa”, espetáculo da Cia Teatro Balagan em que Okamoto é ator-convidado, também compôs a programação do Festivale.  O solo “OE” apresentou-se recentemente no SESC São José dos Campos.

Em muitas destas oportunidades Okamoto ministrou oficinas e realizou bate-papos públicos.

Em agosto, o ator deverá retornar á São José dos Campos apresentando o solo “Eldorado” e “Noites Árabes”, espetáculo sob sua direção,  no CAC Walmor Chagas.

 

Serviço
“Agora e na Hora de Nossa Hora” no SESC Taubaté
Dia: 22 de junho de 2016
Hora: 20h30
Local: SESC São Taubaté
Endereço: Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha
Ingressos gratuitos
Mais informações aqui.

 

Ficha técnica do espetáculo
Criação e atuação: Eduardo Okamoto
Direção: Verônica Fabrini
Assistência de direção: Alice Possani
Pesquisa e execução musical: Paula Ferrão
Música: “Bachianas Brasileiras no 5”, Heitor Villa Lobos
Treinamento de ator: LUME Teatro
Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Fotografia: João Roberto Simioni e Jordana Barale
Orientação: Suzi Frankl Sperber e Renato Ferracini
Produção: Daniele Sampaio
Duração: 60 min

Envie um comentario