animação

“Eldorado” em Fortaleza

 

Eduardo Okamoto apresenta o solo “Eldorado”, em Fortaleza (Ceará). O espetáculo tem autoria de Santiago Serrano e direção de Marcelo Lazzaratto.

 

A apresentação integra o VIII Festival de Teatro de Fortaleza, que se realiza entre 04 e 11 de agosto de 2012. No dia 04, às 9h, um cortejo de abertura toma as ruas da capital cearense com a participação de artistas circenses, atores, dançarinos e grupos de percussão. À noite, às 19h30, logo após a Cerimônia Oficial de Abertura, Eduardo Okamoto encena o solo “Eldorado”, no Theatro José de Alencar.      

 

O Theatro José de Alencar, onde Okamoto apresentará “Eldorado”

 

O teatro é uma das salas de espetáculo mais bonitas do Brasil. Sua arquitetura eleva-o à qualidade de Teatro-Monumento. Mais que sala de apresentação de espetáculos, o José de Alencar compreende um verdadeiro complexo cultural com: sala de espetáculo em estilo art noveau com capacidade para 800 espectadores, auditório de 120 lugares, foyeur e espaço cênico a céu aberto. Em prédio anexo, com 2.600 metros quadrados, sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA), o Teatro Morro do Ouro (com capacidade para 90 pessoas). Neste equipamento cultural, na  Praça Mestre Pedro Boca Rica, ainda há palco ao ar livre com capacidade para 600 pessoas, a Biblioteca Carlos Câmara, a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios, oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação. O José de Alencar abriga a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e o Curso Princípios Básicos de Teatro e Circo.  

 

Esta é a primeira vez que Okamoto se apresenta em Fortaleza. A apresentação abre um semestre em que o ator apresentará diversos de seus trabalhos em outros estados nordestinos, como Bahia e Pernambuco. Para saber mais, basta acompanhar as postagens deste blog, onde, em breve, postaremos mais informações.      

 

“Eldorado” narra a fábula de um homem cego que, acompanhado por uma “Menina”, busca encontrar o que nenhum homem pôde jamais: Eldorado. O espetáculo nasce da interação de Eduardo Okamoto com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco e cordas, parecido com o violino, presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil. Para saber mais, clique aqui

 

Serviço:   
“Eldorado” no Festival de Teatro de Fortaleza
Dia: 04 de agosto de 2012, às 19h30
Local: Theatro José de Alencar
Endereço: Rua 24 de Maio, 600
Informações: http://www.festivaldeteatrofortaleza.com.br

 

Santiago Serrano ministra Oficina sobre Dramaturgia no SESC Campinas

 

O dramaturgo argentino Santiago Serrano  ministra oficina de dramaturgia, dias 18 e 19 de agosto de 2012, no SESC Campinas. Serrano é autor de “Eldorado”, solo do ator Eduardo Okamoto. 

 

Na oficina, o autor propõe exercícios práticos de dramaturgia, abordando e debatendo conceitos caros à criação textual contemporânea. Neste sentido, a oficina debate especificamente o papel do dramaturgo no contexto do grupo de teatro (processo coletivo, colaborativo etc.).

 

A oficina tem caraga horária de 10 horas, sendo realizada em dois dias, das 13h às 18h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Central de Atendimento do SESC Campinas. O trabalho é recomendado para maiores de 16 anos.

 

Santiago Serrano é dramaturgo, diretor de teatro, psicanalista e psicodramatista. Em 1991, sua peça “Dinossauros” ganhou prêmio de melhor peça original no Festival de Teatro do Centro Cultural General San Martín, de Buenos Aires. A obra também foi apresentada no Canadá, Estados Unidos, Espanha e Brasil. Em 2005, ganhou o 2º prêmio no Certame Internacional de Dramaturgia da cidade de Requena (Espanha) com “Sexualmente Falando”. Serrano tem uma intensa relação com o Brasil, onde já esteve várias vezes com oficinas, aulas e nas apresentações de espetáculos baseados em sua obra. Neste sentido, destacam-se: “Dinossauros” (2005), direção de Guilherme Reis com o Grupo Cena, de Brasília; “A Revolta”, encenada por Reginaldo Nascimento à frente do Grupo Kaus (2007), de São Paulo; e “Eldorado” (2008), em parceria com o ator Eduardo Okamoto, de Campinas. Por sua atuação neste espetáculo, Okamoto foi indicado ao Prêmio Shell (2009).

 

Serviço:
Oficina “O Dramaturgo no Processo Criativo”, com Santiago Serrano
Dias 18 e 19 de agosto de 2012
Das 13h às 18h
Inscrições grátis
SESC Campinas: Rua Dom José I, 270/333
Informações: (19) 3737.1500